sexta-feira, 26 de março de 2010

A importância da matemática para um programador.

A matemática no ensino médio e as disciplinas de calculo e álgebra na engenharia, ou em qualquer outro curso superior, tem, entre outras funções, prover o aluno com recursos cognitivos para o desenvolvimento de raciocínio lógico-espacial.  Não trata-se apenas de saber fazer contas, projeções espaciais, ou estimativas de custo, mas também do desenvolvimento de um tipo de raciocínio que o permite estabelecer uma sequência ordenada de ações que o levam a um objetivo previamente estabelecido.

Se você sabe que, para trocar um pneu furado (objetivo), você precisa pegar o pneu sobressalente, um macaco, uma chave de roda, soltar os parafusos, subir o carro com o macaco ...., enfim uma sequência bem definida de operações que leva ao objetivo final estabelecido, isto significa que, com algum grau, você aprendeu matemática.  Evidente que há outras formas de se trabalhar raciocínio lógico, mas a matemática é uma das melhores ferramentas para isso. 

Um algoritmo é, em uma primeira instância, uma sequência lógica bem definida de operações que leva a um objetivo final predefinido. Deste modo, fica evidente a relação deste tipo de conhecimento com as habilidades requisitadas a um bom programador. Mais sobre este assunto é discutido no texto aqui linkado.

2 comentários:

Celso R. disse...

Pode-se concluir, então, que todo músico profissional (capaz de seguir rotinas longas, rígidas e complicadas), necessariamente sabe trocar pneu e é bom em matemática? Será?

Celso R. disse...

Complementando: não é que não seja importante saber matemática para se programar(ou melhor: para se saber Computação), mas sim que não há implicação entre saber trocar pneu e ter proficiência em matemática, em qualquer grau.